quinta-feira, 5 de junho de 2014

VEJA O ASTEROIDE QUE VAI RASPAR NA TERRA ESSA SEMANA.

Um asteróide fechando pelo sistema Terra-Lua.  Crédito: Cortesia da ilustração P. CARRIL, ESA
Um asteróide gigante silenciosamente deslizam pela Terra esta semana, um lembrete austero de perigos cósmicos à espreita nas proximidades.
Medindo cerca de 1.067 pés (325 metros) de largura, o intruso espaço apelidado de "the Beast", mais formalmente conhecida como HQ124, tem uma largura estimada igual a um porta-aviões (estimativas anteriores haviam sido ainda maior). Serão três distâncias lunares de distância da Terra em sua maior aproximação na quinta-feira, por isso felizmente não há risco para o nosso planeta.
No entanto, é um grande problema e não notamos a sua abordagem até 23 de abril. Enquanto é nada de novo, graças a pesquisas telescópio dedicados, ao ouvir sobre asteróides que passam zunindo pela Terra ou da Lua, é raro ver um grande um tal ir despercebido por tanto tempo.
Largo-campo Infrared Survey Explorer, da NASA pegou seu movimento contra um pano de fundo fixo de estrelas, viajando a cerca de 31.000 milhas por hora (50,4 mil quilômetros por hora).
Mapeamentos do céu têm catalogados e estão monitorando cerca de 90 por cento dos asteróides potencialmente perigosos que são 3.200 pés (1.000 metros) e mais de diâmetro.Esses são os que têm o potencial de destruir continentes no impacto.
Apenas 30 por cento dos 460 pés (140 metros) Rochas foram contabilizados, e, infelizmente, menos de 1 por cento dos 98 pés (30 metros) atravessam a Terra de órbita foram detectados até o momento. Enquanto estas não podem ser assassinos globais, que têm o potencial para danificar ou destruir cidades inteiras. Um asteróide 2013 russo danificado prédios e estourou janelas através dos Urais, por exemplo.
"O que é desconcertante é que um corpo rochoso / metálico este grande, e chegando tão perto, deveria ter apenas o primeiro foi descoberto isso logo antes de sua abordagem mais próxima.HQ124 é pelo menos 10 vezes maior, e possivelmente 20 vezes, do que o asteróide que feriu milhares de pessoas no ano passado em Chelyabinsk, na Sibéria ", disse Bob Berman, um astrônomo, com risco de divulgação de astronomia Slooh Internet.
Skychart mostrando a localização do asteróide 'The Beast', como visto nos céus do hemisfério sul, esta semana.  Crédito: Slooh.com
"Se fosse para nos afetar, a energia liberada seria não medido em kilotons, como as bombas atômicas que terminou a Segunda Guerra Mundial, mas o tipo de bomba H megatons".
Slooh cobrirá o sobrevôo da Besta viver na quinta-feira 5 de junho, a partir das 11:30 PDT / 14:30 EDT / 06:30 UTC. Por vezes internacionais, visite  http://goo.gl/0iYDxR  .
Slooh vai transmitir o evento ao vivo da Austrália, com imagens de lapso de tempo a partir do observatório robótico Slooh no Chile.

Nenhum comentário:

Postar um comentário