Um asteróide gigante silenciosamente deslizam pela Terra esta semana, um lembrete austero de perigos cósmicos à espreita nas proximidades.
Medindo cerca de 1.067 pés (325 metros) de largura, o intruso espaço apelidado de "the Beast", mais formalmente conhecida como HQ124, tem uma largura estimada igual a um porta-aviões (estimativas anteriores haviam sido ainda maior). Serão três distâncias lunares de distância da Terra em sua maior aproximação na quinta-feira, por isso felizmente não há risco para o nosso planeta.
No entanto, é um grande problema e não notamos a sua abordagem até 23 de abril. Enquanto é nada de novo, graças a pesquisas telescópio dedicados, ao ouvir sobre asteróides que passam zunindo pela Terra ou da Lua, é raro ver um grande um tal ir despercebido por tanto tempo.
Largo-campo Infrared Survey Explorer, da NASA pegou seu movimento contra um pano de fundo fixo de estrelas, viajando a cerca de 31.000 milhas por hora (50,4 mil quilômetros por hora).
Mapeamentos do céu têm catalogados e estão monitorando cerca de 90 por cento dos asteróides potencialmente perigosos que são 3.200 pés (1.000 metros) e mais de diâmetro.Esses são os que têm o potencial de destruir continentes no impacto.
Apenas 30 por cento dos 460 pés (140 metros) Rochas foram contabilizados, e, infelizmente, menos de 1 por cento dos 98 pés (30 metros) atravessam a Terra de órbita foram detectados até o momento. Enquanto estas não podem ser assassinos globais, que têm o potencial para danificar ou destruir cidades inteiras. Um asteróide 2013 russo danificado prédios e estourou janelas através dos Urais, por exemplo.
"O que é desconcertante é que um corpo rochoso / metálico este grande, e chegando tão perto, deveria ter apenas o primeiro foi descoberto isso logo antes de sua abordagem mais próxima.HQ124 é pelo menos 10 vezes maior, e possivelmente 20 vezes, do que o asteróide que feriu milhares de pessoas no ano passado em Chelyabinsk, na Sibéria ", disse Bob Berman, um astrônomo, com risco de divulgação de astronomia Slooh Internet.
"Se fosse para nos afetar, a energia liberada seria não medido em kilotons, como as bombas atômicas que terminou a Segunda Guerra Mundial, mas o tipo de bomba H megatons".
Slooh cobrirá o sobrevôo da Besta viver na quinta-feira 5 de junho, a partir das 11:30 PDT / 14:30 EDT / 06:30 UTC. Por vezes internacionais, visite http://goo.gl/0iYDxR .
Slooh vai transmitir o evento ao vivo da Austrália, com imagens de lapso de tempo a partir do observatório robótico Slooh no Chile.
Nenhum comentário:
Postar um comentário